terça-feira, 25 de outubro de 2011



    mertamofose da borboleta
  
   
A transformação acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estágio adulto. O início do ciclo começa com os ovos, postos pelas borboletas geralmente em folhas de plantas.
"Esse período dura de alguns dias até um mês", diz a entomologista (especialista em insetos) Cleide Costa, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.
       Um mecanismo no corpo do inseto faz o embrião permanecer inativo no ovo até as condições do clima e do crescimento da planta onde está se tornarem favoráveis.





Ele se transforma, então, em larva (lagarta). Nessa fase, com duração de meses até mais de um ano, o animal come mais, geralmente folhas, para crescer e guardar energias.

Durante esse estágio, a larva produz fios de seda ou semelhantes, que se prendem à superfície onde ela está. Apesar de ainda não ser o casulo, esses fios servem como abrigo contra os predadores.


veja este video !!!


hUttp://youtu.be/HtOxYshNg0

terça-feira, 18 de outubro de 2011


EQUINODERNOS:
      
O que são 

Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata (echinos, espinho; derma, pele), geralmente encontrados em grandes profundidades.

Informações 
São animais marinhos, de vida livre, exceto pelos crinoides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também contem sua exceção: as plumas-do-mar, que se locomovem pelos cínus.




Como exemplo, podem ser citados os equinodermos: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar. Este filo surgiu no período Cambriano recente e possui cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas. 

Contando com as Concentricycloideas, as espécies atualmente vivas deste filo se encontram dentro da seguinte classificação:

- Echinoidea (ouriço-do-mar e bolachas-da-praia) 
- Asteroidea ou asteróides (estrelas-do-mar) 
- Concentricycloidea, notáveis pelo seu único sistema vascular; duas espécies; recentemente separadas dos Asteróides. 
- Ophiuroidea (ofiúro) 
- Holothurioidea (holotúria ou pepino-do-mar) 
- Crinoidea (lírio-do-mar)
       
          PORIFERO :

Introdução 
Porífera é um filo (filos são os agrupamentos mais elevados em cada um dos reinos em que os seres vivos foram divididos) do reino Animália (também chamado de Reino Animal ou Metazoa, é composto por seres vivos multicelulares cujas células formem tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve), sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Características

O nome do filo vem do Latim porus "poro" e ferre "carregar".Estes organismos são primitivos e sésseis (não se deslocam voluntariamente do seu local de fixação).Sua maior parte é marinha, estes seres alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células.

As esponjas estão entre os animais mais simples, com tecidos parcialmente diferenciados (parazoas), porém sem músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.

Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados,(o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta-se por si própria.

Existem mais de 15.000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superficie da água até mais de 8.000 metros de profundidade, e muitas outras são descobertas a cada dia. 




Reprodução

Pedaços de esponjas são capazes de se regenerar até se transformarem em uma nova esponja. Este processo é conhecido como reprodução assexuada, podendo ocorrer através de gemulação ou gemiparidade (processo de reprodução no qual ocorre a formação de gemas ou gomos no progenitor, que após se separarem deste, desenvolvem-se dando origem a novos indivíduos), e também, por fragmentação (processo no qual o corpo do progenitor é quebrado em vários pedaços, onde cada uma destas partes é capaz de se regenerar individualmente até assumir forma semelhante de seu progenitor).

Curiosidade

O registro fóssil data as esponjas desde a era Pré-Cambriana (ou Pré-Câmbrico ou Neoproterozóico).

       
      http://youtu.be/L0xOVmPdQKs      



                    moluscos:


     Os moluscos são invertebrados que possuem um corpo mole geralmente protegido por uma concha calcária, ou valva. Se essa concha for formada por uma única peça, dizemos que o molusco é univalve; se a concha se dividir em duas partes, dizemos que ela é bivalve. Mas há também moluscos que não possuem concha, com a lesma e o polvo.
            Grande parte dos moluscos vive no mar, como, por exemplo, a lula, o polvo e a maioria dos mariscos. Alguns, como a lesma e o caracol, vivem em terra; outros, como o caramujo dos rios, vivem em água doce.

            Vamos considerar o caracol, um dos moluscos mais conhecidos, como exemplo:

            Ele é formado por 3 partes principais:

            - Cabeça => Encontramos a boca, os olhos e os dois pares de tentáculos, com função sensitiva (tato, cheiro).
            - Massa visceral => Fica envolvida pela concha e é formada pelos órgãos da digestão, circulação, excreção, respiração e reprodução.
            - Pé => Também chamado sola de rastejamento, é bem desenvolvido no caracol e serve para o animal se locomover na terra. Também serve para o caracol cavar a areia, onde às vezes vive enterrado, e prender-se nas rochas.

            A massa visceral é recoberta por uma fina epiderme chamada manto, onde existem glândulas que fabricam a concha calcária. Na maioria dos moluscos a concha é externa e protege o corpo mole do animal. A lula possui uma concha interna muito reduzida, mas lesmas e polvos não são dotados de conchas.

            Existe um número muito grande de moluscos, que são classificados em vários grupos. Vamos considerar aqui os principais exemplos desses grupos: pelecípodes, gastrópodes e cefalópodes.
              http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_moluscos.htm                                      

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Glitter Text Generator

       






           filo atropodes :Reprodução das aranhas                                         

reprodução das aranhas
Algum tempo após a cópula, a fêmea põe até 3.000 ovos. Para isso, ela tece um disco de seda, onde são depositados os ovos. Em seguida, ela tece outro acima dos ovos, fechando-os dentro de um aglomerado de seda, em forma esférica, denominada ooteca ou ovissaco. A ooteca é um microhabitat favorável para a proteção dos ovos. Como cuidados parentais adicionais os ovissacos são presos à teia, escondidos no abrigo da aranha mãe, ou ainda carregados nas quelíceras ou nas fiandeiras da fêmea.
Antes do acasalamento e da corte, o macho tece uma pequena teia espermática, na qual ele ejacula uma gota de esperma. Ele encosta a ponta do pedipalpo no líquido espermático e enche o reservatório. Com o pedipalpo cheio ele sai em busca de uma fêmea receptiva. A fêmea tem que reconhecer o macho como parceiro e não como comida. Para isso, várias adaptações e padrões comportamentais, como por exemplo, a percepção de estímulos químicos e táteis e visuais é parte de sua comunicação. Ao encontrar uma teia, o macho pode determinar se ela foi produzida por uma fêmea adulta da mesma espécie.


http://www.dedetizacao-consulte.com.br/aranhas-reproducao.asp
                  

                                                          minhocas

Minhoca gigante africana, Eudrilus eugeniae.

As minhocas são animais de corpo alongado, cilíndrico, recoberto por anéis e com algumas cerdas corporais, que auxiliam na locomoção. Atualmente são descritas mais de 4500 espécies, 300 somente no Brasil, e que podem viver tanto em água-doce quanto em ambiente terrestre úmido. Apresentam-se de tamanhos e cores variados, dependendo da espécie. Cada indivíduo pode ter uma média de 1.500 descendentes ao ano, e viver cerca de cinco anos.
São animais predominantemente noturnos, ficando enterrados durante o dia e saindo à noite para se alimentar e se acasalar. Não possuem sistema auditivo nem visual, mas algumas células sensoriais estão presentes, captando estímulos mecânicos, químicos, térmicos e luminosos.
Hermafroditas, reproduzem-se sexuadamente por meio de trocas de espermatozoides entre dois indivíduos, em sentidos opostos, unidos entre si pela região ventral; e assexuadamente, por regeneração. A respiração é cutânea.  
      
Reino Animalia
Filo Annelida
Classe Oligochaeta
Ordem Haplotaxida

         
        
http://www.brasilescola.com/animais/minhoca.htm

 filo invertebrados

Vermes Parasitas


Os vermes são nojentos e geralmente estão associados a doenças comumente vistas em áreas onde o saneamento básico não é muito presente. Inicialmente eles começam se alimentando do seu hospedeiro e ao mesmo tempo causando as mais variadas enfermidades. Abaixo você confere cinco dos mais terríveis vermes e suas conseqüências.
Ancilostomose

Ancylostoma duodenale e o Necator americanus (conhecidos popularmente como Amarelão) são espécies aparentadas de vermes parasitas nemateomintos, com corpos filiformes e fêmeas (até um centímetro) maiores que machos. As suas extremidades anteriores têm a forma de um gancho, especialmente nos Necator, e possuem boca armada com placas ou espinhos duros. Você pode constatar pela bela imagem acima.
Eles consomem tanto sangue dos seus hospedeiros que podem causar anemia pela deficiência de ferro. Assim que penetram na pele do hospedeiro, as larvas podem provocar, no local da penetração, lesões traumáticas, seguidas por fenômenos vasculares, como visto na foto abaixo.

Quando as larvas atravessam os alvéolos podem provocar uma reação inflamatória (alveolite). Estes vermes podem formar úlceras intestinais, anemia e hipoproteinemia. Para evitar o amarelão basta andar calçado, mas também é necessário tomar cuidado com o local onde crianças brincam, pois assim não terão contato com o solo contaminado. Acredita-se que cerca de 740 milhões de pessoas estejam infectadas.   

http://blig.ig.com.br/midorikamazaki/2009/05/04/vermes-parasitas/

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

                                       cnidários:
         Os cnidários são animais invertebrados aquáticos. a maioria deles vive nao mar,e também  na água doce.esses animais podem viver fixos em substratos submersos ou livremente,nadando impulsionados por jatos de água.Eles podem ser encontrados isolados ou agrupados,formando colonias.
     são exemplos de águas-vivas, as hidras....
   
      características de cnidários:
o corpo dos cnidários é revestido por um tesido chamado epiderme .Nesse tecido existem os chamados cnidócitos -celulas especializadas que contem estruturas urticantes chamadas  nematocistos. Por esses motivo, o nome desse filo é cnidários (do grego knide=urtiga)
 A maioria dos cnidários é carnívora, alimentando-se de peixes,crustaceos,vermes,entre outros.
    O corpo dos cnidários pode apresentar-se sob duas formas basícas :pólipo ou medusa.





Curiosidades:
Existem medusas que podem medir de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento.


No oceano Índico e Pacífico existem medusas chamadas vespas-do-mar que são capazes de matar um ser humano, nas águas brasileiras as medusas não são muito perigosas.

      Meio de locomoção da Hydra é dando cambalhotas.
As medusas comem bastante. A Aurelia, por exemplo, uma medusa que é comum em todo mundo, mede cerca de 25 centímetros de diâmetro e é capaz de matar dez filhotes de salmão por hora.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

       DO QUE FEITO O CHICLETE ?
A goma -base, a borracha que da a consictencia ao doce, e principal ingrediente.  antesa vinha de uma arvore ,feita de derivados do petroleo.alem delas ,ha porçoes menores de açucar ou adoçante, xarope  de glicose ,corantes e aromatizantes

 MASTIGAR CHICLETES VICIA?
FICAR MASCANDO CHICLETES É UMA MANIA QUE ATINGE PRINCIPALMENTE CRIANÇAS E  ADOLECENTES. POR ISSO OS PAIS DEVEM FICAR ATENTOS AOS EXAGEROS E COBRAR CERTAS ATITUDES DOS FILHOS QUE GOSTAM DE UTILIZAR ESTE PRODUTO.

CHICLETES E BOM PRA SAÚDE?
AO MASCAR CHICLETES NÃO DE PASSAR DOS VINTE MINUTOS E DEVE SER FEITA PREFERENCIALMENTE LOGO APÓS UMA REFEIÇÃO .E QUE DEVE TAMBÉM  ESCOVAR O DENTES E PASSAR FIO DENTAL.

CURIOSIDADES DO CHICLETES

O QUE VOCE FAZ COM SEU CHICLETE?JOGA NO CHÃO POIS UM ARTISTA ESTÁ FAZENDO VARIAS RUAS FICAREM MAIS BONITAS  E COLORIDAS PINTANDO MINI OBRAS.

CHICLETES E MUITO BOM !MAS TEM HORA.