Viagem de estudos para:Cavernas de Botuverá
Recentemente o Guia Fácil começou a atuar em mais algumas cidades de Santa Catarina e entre elas está Botuverá. A pequena cidade localizada no Vale do Itajaí, possui pouco mais que 4 mil habitantes que se orgulham de possuírem a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil.
A Gruta de Botuverá possui aproximadamente 1.200 metros de extensão com inúmeros salões que alcançam até 20 metros de altura e nos quais a trilha sonora é formada unicamente pelo som das gotas de água que a milhões de anos moldam essas cavernas.
O interior das cavernas é ornado com colunas, cortinas de pedra, estalactites, estalagmites, flores de cristais e magníficas fendas distribuídas nos vários labirintos, passagens e salões que tanto encantam os turistas.
Algumas dezenas de metros após a entrada é possível admirar uma coluna com cerca de três metros de diâmetro e caminhando mais um pouco se observa uma parede com colunas de 10 a 15 cm de diâmetro, estalactites e estalagmites compondo uma figura semelhante a um belo órgão de tubos.
A partir do local do órgão a gruta oferece aos visitantes três direções: o caminho a esquerda possibilita o acesso aos salões da Galeria do Presépio, dos Altares, dos Candelabros, do Púlpito e da Pequena Imagem onde são ressaltadas formas belas e interessantes. Quem optar por seguir a o caminho central chegará a um pequeno lago de águas cristalinas e formações rochosas peculiares que o fazem indiscutivelmente belo. O caminho da direita por sua vez conduz ao Salão das Orquídeas, com paredes repletas de belas flores de aragonita.